segunda-feira, agosto 20, 2012

À conversa com Mércio



Mércio José Santos da Silva é um médio defensivo de 32 anos que passou por clubes como o Limoeiro do Brasil, Rio Ave e chegou ao C.D.Trofense em 2008 proveniente do Desp. Aves onde atuou durante 5 temporadas. Pelo nosso clube disputou um total de 51 jogos oficiais (entre campeonato e taça da liga), apontando um golo (na vitória caseira diante do Sp. Braga para a Carlsberg Cup).
Em 2010 decidiu aventurar-se no futebol Cipriota tendo assinado pelo Olimpiakos Nicósia onde permanece até hoje.






Blog dos Trofenses: Quem é o Mércio José Santos da Silva?

Mércio: É um futebolista brasileiro barricado em Portugal a 11 anos militou na primeira liga nos seguintes clubes rio ave, desportivo das aves e trofense. Neste momento a jogar no Olympiakos de Nicósia estou a cumprir a minha terceira época.

BDT: Como descreves a tua infância?

Mércio: Uma infância muito feliz com muito contato com a natureza pois desfrutei de rio e mar onde me dediquei a desportos náuticos. Mas claramente a minha tendência desportiva era o futebol onde desde muito novo iniciei a minha carreira.

BDT: O que gostas de fazer nos teus tempos livres?

Mércio: Estar com a minha família e brincar com a minha filha.

BDT: Qual ou quais os teus pratos preferidos?

Mércio: Bacalhau à Brás.

BDT: O gosto pelo futebol vem desde que te lembras? Quando é que sentiste que querias fazer desse gosto a tua profissão?

Mércio: O gosto pelo futebol vem desde miúdo. A minha carreira de futebolista apareceu naturalmente porque desde muito novo que jogo futebol.

BDT: Sempre foste médio defensivo (volante)?

Mércio: Não. Sou um jogador polivalente já joguei a central lateral direito e medio ofensivo.

BDT: Ao longo da tua carreira já tiveste a oportunidade de trabalhar com diversos treinadores. Houve algum que te marcasse mais?

Mércio: Sim. Zé Gomes.

BDT: Como é que surgiu a oportunidade de ingressares no Clube Desportivo Trofense? O aliciante de voltares a jogar na 1ª divisão foi um dos fatores que te influenciaram?

Mércio: Fui contatado pela direção do trofense e como nesse ano o clube tinha subido a 1 liga era uma boa oportunidade de contribuir para o prestígio deste grande clube.

BDT: Nessa temporada foste o 3º jogador mais utilizado atrás da dupla de centrais. Qual é o balanço que fazes dessa época num ano em que o Trofense acabaria por descer de divisão?

Mércio: Muito embora para desgosto meu o trofense tenha descido a segunda liga. Entendo que muito embora tenhamos descido o plantel deu todo o seu melhor para que isso não acontecesse.

BDT: Com o clube a disputar a segunda divisão, sentiste uma “quebra” anímica por parte da direção e adeptos ou o objetivo visava o regresso ao principal escalão do futebol Português?

Mércio: Não. Não senti quebra nem da parte da direção nem dos adeptos. Pois o objetivo sempre foi subir a primeira divisão.

BDT: Que momentos em particular recordas desses 2 anos passados na Trofa?

Mércio: Pessoalmente foram 2 anos muito gratificantes… Os adeptos sempre foram espetaculares com a equipa sempre apoiaram o clube em todos os jogos. Guardo boas recordações dessa época.

BDT: Visto que tens muitos anos de futebol em Portugal, que comentário fazes do percurso que o Trofense tem tido ao longo dos últimos anos?

Mércio: Fico triste pela situação do clube. Enquanto lá estive foram impecáveis comigo em tudo.

BDT: No final dessa época tiveram algum contacto contigo com o intuito de prolongares o teu vínculo? Ou foi a ausência de propostas vantajosas em Portugal que te levaram a emigrar?

Mércio: Não. Emigrei porque a proposta do clube cipriota era muito boa.

BDT: Estando há dois anos no Chipre, que visão tens do futebol Cipriota? Quais foram as maiores dificuldades com que te deparaste nos teus primeiros tempos?

Mércio: O clima. Até à data de hoje estou a gostar de jogar no chipre é muito diferente do campeonato português sem duvida.

BDT: Que balanço fazes dessa experiência? Pretendes prosseguir a carreira no Chipre ou um hipotético regresso ao Brasil faz parte dos teus planos?

Mércio: Gostava de acabar a minha carreira em Portugal.

BDT: Por fim, que mensagem queres deixar aos sócios e simpatizantes do Trofense?

Mércio: O meu obrigado por tudo e que continuem a apoiar o clube.


2 comentários:

Anónimo disse...

Um jogador que subiu a 1 divisao com o neca deviam ter perguntado o k acha dele em minha opiniao

Patrícia disse...

Caro anónimo
Quando a entrevista foi feita ao Mércio o Neca ainda não era treinador do clube. Aliás, ainda nem se sabia se a instituição ia ao não acabar.

Se tivesse sido feita nestas últimas semanas sem dúvida alguma que essa era uma questão a colocar.

Obrigada pela opinião, que é muito importante para o nosso trabalho

A Administração do Blog dos Trofenses

 
Blog dos Trofenses CD Trofense | A conversa com | Hora do Clube | Ultras Trofa |