sexta-feira, setembro 20, 2013

Hélder Sousa em entrevista




O jogador do Clube Desportivo Trofense, Hélder Sousa, concedeu uma entrevista ao site do Clube onde abordou a sua carreira, o regresso ao Trofense depois da experiência da Champions e o atual momento da equipa. 


1) Hélder, começamos a entrevista recuando no tempo. É a terceira vez que passas pelo Trofense, como defines o Clube em cada passagem?
Em primeiro lugar revelo a minha satisfação e prazer em responder a esta entrevista. Em relação à pergunta, são três épocas muito distintas. A primeira passagem ficará para sempre marcada pelo meu primeiro ano de profissional. Aprendi imenso, jogávamos na 2 divisão b, com o objetivo de subir. Na segunda passagem já encontrei um clube totalmente diferente para melhor e cem por cento profissional. O Presidente Dr. Rui Silva contribuiu para o crescimento de um Clube, que oferecia aos seus profissionais todas as condições e mais algumas. Não nos faltava nada, tínhamos grandes condições e a organização era excelente. O Clube e os Trofenses deverão ficar eternamente gratos ao Dr. Rui Silva. Na terceira passagem que foi na última época, encontrei um clube em dificuldades, mas com pessoas muito sérias, como sempre encontrei no Trofense. Demonstravam uma vontade inabalável de salvar o Clube e apesar das grandes dificuldades e obstáculos o objetivo foi conseguido. 


2) Depois de uma brilhante e significativa passagem pelo Chipre, o que te moveu para regressar a um Clube que estava nos últimos lugares da tabela classificativa e que apresentava muitas dificuldades financeiras?
Em primeiro lugar tinha como objetivo voltar a Portugal, rejeitei ofertas do Chipre e da Grécia por isso mesmo. Quando soube do interesse do Trofense nem hesitei, mesmo sabendo as dificuldades do Clube. Os responsáveis do Clube fizeram-me o convite e sensibilizaram-me para a missão de salvar o Clube. A seriedade com que fui abordado contribuiu para o meu regresso ao Trofense. Sabia que seria difícil, mas tinha a certeza que iríamos conseguir o objetivo. 


3) Depois de jogares nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, que motivação encontraste para jogar pela manutenção na 2ª Liga na época a seguir?
A motivação que encontrei foi achar que um Clube como o Trofense não merecia descer. Este Clube ajudou-me imenso e estava na altura de eu retribuir. Vim com a missão de ajudar a salvar o Clube e no final da época fiquei com a sensação de dever cumprido.


4) A tua renovação com o Trofense por mais duas épocas surpreendeu muita gente. Acreditas no projeto que a atual Direção tem para o Clube?
Acredito muito no projeto do Clube e gosto de fazer parte dele, pois acho que são os momentos difíceis que nos fazem crescer e aprender. Aceitei renovar o meu vínculo por duas épocas com a convicção que o Clube vai ultrapassar este momento de dificuldade, para em breve se tornar mais ambicioso. Acredito no trabalho da direção e espero que todos os Trofenses se unam e ajudem o Clube a voltar a ser uma referência a nível nacional. 


5) Falando propriamente desta época, depois de uma pré-época bem conseguida, a equipa anda afastada das vitórias. Na tua opinião, quais as razões pela demora no aparecimento da primeira vitória na 2ª Liga?
Sabemos que o momento é difícil, mas estamos no caminho certo. Ainda estamos num processo de aprendizagem, a maior parte dos jogadores são jovens e têm poucos jogos na 2ª Liga. Confiamos muito no trabalho do treinador e sabemos que a vitória só nos tem faltado por um ou outro detalhe, pois não temos sido inferiores a nenhuma equipa. Temos evoluído, estamos a crescer e brevemente, vamos apresentar-nos a um melhor nível. A minha experiência diz-me que temos de ter um pouco mais de paciência, pois a nossa equipa tem muita qualidade e os resultados vão naturalmente aparecer.


6) Fala-se muito de inexperiência e de imaturidade, pois a equipa do Trofense tem uma média de idades baixa, achas que isso se reflete na prestação da equipa?
Como respondi na pergunta anterior, é perfeitamente normal num grupo jovem existir inexperiência, mas também posso confirmar que existe muita qualidade e muita vontade de triunfar. Essas características refletem-se, sobretudo, na gestão dos momentos do jogo. Já perdemos alguns pontos por falta de maturidade, mas isso não se trabalha, adquire-se com os jogos. Temos de dar tempo ao tempo e acreditar nas potencialidades e qualidades dos treinadores e jogadores. Precisamos e contamos com o apoio de todos os Trofenses para sair deste momento.


7) Na qualidade de um dos capitães de equipa, achas que o grupo formado esta época está ao nível das exigências da 2ª Liga? Os jogadores dão garantias para a concretização dos objetivos para esta época?
Sim, claramente. O grupo dá garantias, mas precisa de tempo e o tempo são jogos para apreendermos, todos em conjunto, o que é a 2ª Liga. Hoje, estamos mais abaixo na tabela, mas amanhã com duas ou três vitórias vamos lá para cima. Como já disse, é preciso alguma tranquilidade e muito trabalho, acreditando sempre que as vitórias vão aparecer.


8) És considerado por diversas vezes o motor da equipa, juntamente com o capitão Tiago. Esse motor está para durar?
Espero bem que sim, vou continuar a trabalhar para que isso aconteça, mas o mais importante é a equipa evoluir a cada jogo e atingirmos o objetivo. É um prazer jogar ao lado de um jogador referência como o Tiago. Ele transmite energia e muita vontade de ganhar. É um grande exemplo para os jovens e espero que aguente quantos anos eu aguentar. Mas os Trofenses podem ficar descansados, porque teremos substitutos à altura vindos da formação, como é o caso do Viana, do Inocêncio e de outros que ainda são juniores.


9) És treinado por um jovem técnico, que inclusive chega a ser mais novo do que tu, como tem sido essa experiência?
Tem sido muito positiva, apesar de ser jovem já tem muito conhecimento do futebol. Temos aprendido muito com ele e perspetivo-lhe um grande futuro no futebol. Sabe comunicar, sabe liderar, sabe motivar e interpreta muito bem o jogo. Esperamos conseguir bons resultados para dar a conhecer o bom trabalho que tem feito a equipa técnica. 


10) Certamente que ainda não vês o horizonte do final da tua carreira profissional, mas gostarias de a terminar no Trofense?
Não gostaria de terminar a minha carreira, este é o meu sentimento, porque gosto do que faço. Vou tentar seguir o exemplo do nosso capitão Tiago, vou jogar mais uns anos e depois logo se vê. Claro que o Trofense diz-me muito e se for o último será certamente mais especial.

 

Fonte: Sítio oficial do CD Trofense

 

Sem comentários:

 
Blog dos Trofenses CD Trofense | A conversa com | Hora do Clube | Ultras Trofa |