sexta-feira, agosto 09, 2013

Entrevista ao treinador principal, Luís Diogo, ao site oficial do Clube




O Treinador Principal do Clube Desportivo Trofense, Luís Diogo, concedeu esta sexta-feira, uma entrevista ao site oficial do Clube. Avaliou os primeiros dias como treinador principal, falou da equipa e dos desafios e perspetivou a estreia frente ao Benfica B.


Entrevista a Luís Diogo pelo sítio oficial do CD Trofense



1) Mister, como avalia os primeiros 40 dias na função de Treinador Principal?

 

Avalio de uma forma extremamente positiva. Foram 40 dias de muito trabalho com um número elevado de unidades de treino, tendo sido estes muito intensos e em condições climatéricas exigentes. Todo o plantel, sem exceção, foi de uma tremenda dedicação a todas estas condições e de uma ótima aceitação às novas regras, ideias e metodologia por nós implementada.



2) Este novo desafio na sua carreira profissional está a corresponder às expetativas?

 

Sim está! Embora seja ainda um pouco precoce poder afirmá-lo. Até ao momento estou muito satisfeito embora saiba que o caminho é longo e existam muitas etapas a percorrer.



3) Como é treinar dois jogadores, Tiago e Hélder Sousa, com mais idade do que o Mister?

 

Para começar quero referir que estes dois atletas e capitães são de um profissionalismo tremendo. Juntando a estes, não podia deixar de falar, embora mais novo do que eu mas pouco, do outro capitão o Luiz Alberto. Todos eles têm sido um prolongamento do nosso trabalho dentro das 4 linhas e não só. A nossa relação tem sido acima de tudo aberta, leal e honesta. Eles têm sido um exemplo para mim como profissionais e para os colegas como capitães. São e serão de uma importância fulcral não só para a integração e interação de toda a equipa, como também para a performance da mesma no decorrer da época. Conto muito deles e com eles.



4) Está contente com as condições que o Clube Desportivo Trofense oferece aos seus profissionais?

 

Uma das razões ao ter aceite este convite foi o nome forte que este clube tem. Por alguma razão o tem. Obviamente que, gostaria de poder ter outras condições que outrora o Clube já teve, mas dada a realidade que o futebol atravessa e devido a uma conjuntura geral do nosso país, toda a direção e respetivos departamentos têm sido inexcedíveis no âmbito da colaboração com a equipa técnica. Sinto que existe uma sintonia grande entre todos, com um objetivo comum que é servir da melhor forma possível o Clube Desportivo Trofense.

 


5) Falando mais propriamente da sua equipa, como avalia os jogadores que tem à sua disposição e que setores gostaria de ver reforçados?

 

Este plantel, como já referi várias vezes, é um plantel novo. Novo não só em média de idades mas também em criação. É um grupo completamente heterogéneo com diversas nacionalidades, realidades, culturas etc. É necessário perceber que para além destas diferenças de realidades, existe o facto da maior parte deles ter jogado em divisões inferiores a esta 2ª liga. Tudo isto leva a que seja necessária uma compreensão e alguma paciência por parte de todos para esta adaptação. Mais do que reforçar e identificar os sectores, gostaria de receber um ou outro jogador mais experiente para se juntar ao grupo dos atletas com mais maturidade. Sei que a política do projeto deste clube passa por construir um plantel de jovens jogadores, ao qual compreendo, mas também não posso deixar de referir que esta juventude toda tem os seus prós e contras que também tem de ser considerada.



6) Que balanço faz dos três jogos oficiais realizados esta época, onde o Trofense somou uma vitória e duas derrotas, não evitando a eliminação da Taça da Liga?

 

Sabemos todos que o grande objetivo do Trofense é a 2ª Liga, contudo e apesar de não gostar de perder, nem a jogar cartas, estes jogos da taça da liga foram extremamente importantes para o crescimento da equipa e em todos eles retiramos importantes ilações para o futuro. Se me perguntar se queria ganhar todos eles e passar à fase seguinte? Obviamente que lhe respondo que sim, pois existe um grande sentimento de ambição no seio deste grupo. No entanto e tendo em conta aquilo o que referi ao longo desta entrevista, ainda nos encontramos numa fase de adaptação, de aprendizagem e de crescimento. É e será importante não queimar etapas de aprendizagem destes jovens jogadores. Esta é a filosofia do Trofense e penso eu que é a correta dada a conjuntura atual do nosso futebol. Temos todos de ser compreensivos e perceber esta realidade.



7) Amanhã, a sua equipa estreia-se na Liga 2 Cabovisão, nova designação da 2ª Liga. O que espera do jogo frente ao Benfica B?

 

Esperamos e temos a noção de um jogo extremamente difícil. Sabemos da qualidade do SL Benfica, mas também estamos cientes da nossa qualidade e da nossa identidade, que estamos a solidificar diariamente. Trata-se do 1º jogo da Liga e como tal, todo o grupo está concentrado e motivado para conseguirmos um resultado positivo que passa obviamente pela vitória. Estamos e vamos trabalhar nesse sentido.


8) Relativamente ao último jogo terá de fazer alterações. Luiz Alberto está castigado e alguns jogadores treinaram condicionados durante a semana. Que equipa vai apresentar amanhã?

Vão estar com certeza 18 jogadores cheios de vontade de atingir a primeira vitória do campeonato. Vão a jogo aqueles que eu considero estar em melhores condições para atingirmos o objetivo.



9) O sorteio da 2ª Liga ditou que o Trofense defronte as equipas B do Porto, Benfica e Sporting nas primeiras quatro jornada. Considera que a sua equipa tem um calendário difícil nas primeiras jornadas?

 

O sorteio de facto ditou que as defrontássemos coincidentemente logo nas primeiras jornadas. Tínhamos sempre que jogar contra essas equipas, independentemente de ser no início ou no final do campeonato. Normalmente, são equipas que praticam bom futebol, mas vamos certamente estar preparados para esses desafios.


 

 

10) Para terminar, o que espera desta época e que mensagem quer deixar ao Universo Trofense?

 

Espero sinceramente que o Trofense atinja os objetivos propostos. Todos sabemos, como referi anteriormente, das realidades e das filosofias em que estamos inseridos. Se formos todos pacientes, compreensivos e acima de tudo unidos, com um sentido único de ajudar a sermos mais fortes e melhores, a percentagem de sucesso será com certeza muito maior. O Universo Trofense é muitíssimo importante para o sucesso deste projeto e particularmente para o apoio que toda esta jovem equipa necessita. Desde já apelo a todos os adeptos e simpatizantes do Clube Desportivo Trofense para comparecerem em massa amanhã para apoiar a nossa equipa.

 

Fonte: sítio oficial do CD Trofense

 

Sem comentários:

 
Blog dos Trofenses CD Trofense | A conversa com | Hora do Clube | Ultras Trofa |