terça-feira, junho 18, 2013

Liga vai propor alargamento para 24 emblemas divididos em duas séries



O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Figueiredo, anunciou que os clubes irão apreciar uma proposta de alteração do quadro competitivo da 2.ª Liga, que prevê o alargamento para 24 emblemas, divididos em duas séries. 

 

Mário Figueiredo afirmou que a proposta será objeto de deliberação na Assembleia-Geral (AG) da Liga, em finais de junho, revelando que a mesma pressupõe duas séries (norte e sul) numa primeira fase, à qual se seguirá um campeonato entre os seis primeiros de cada série para apuramento do campeão e subidas à 1.ª Liga e um outro para decidir as despromoções.

O dirigente aludiu ainda à existência de mais propostas, em declarações após uma audiência na Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação da Assembleia da República sobre a cláusula de não-concorrência que decorre da operação de concentração ZON/PT/SPORT TV. 

 

"A Liga tem um desafio pela frente, que é a provável inclusão do Boavista na I Liga, razão pela qual entendeu obter a opinião dos mais preparados, reunindo com os clubes e com outras pessoas relacionadas com o futebol, que estão a dar sugestões sobre formatos competitivos", disse o dirigente.

Segundo Mário Figueiredo, a Liga contratou uma empresa, "os melhores" nesse capítulo, revelando que, na quarta-feira, serão dados a conhecer alguns pormenores e propostas que os clubes deverão apreciar na próxima AG. 

 

Foram apresentados vários modelos que atendem, segundo o dirigente, à integração do Boavista, que pode implicar um alargamento para 18 clubes na I Liga (em 2014/15), a manutenção do "ranking" dos clubes portugueses na UEFA, o aumento do número de jogos dos clubes que não participam nas taças europeias e o incremento do número de adeptos. "São vários os modelos apresentados. Os clubes são soberanos e vão discuti-los", afirmou Mário Figueiredo, que evitou pronunciar-se sobre um hipotético fim da Taça da Liga, ao qual o próprio aludiu em entrevista recente, afirmando que o assunto "foi muito empolado". 

 

Fonte: Record

 

 

Sem comentários:

 
Blog dos Trofenses CD Trofense | A conversa com | Hora do Clube | Ultras Trofa |