sábado, fevereiro 09, 2013

Entrevista ao treinador dos Juniores A, Jorge Gonçalves


O treinador dos juniores A do Clube Desportivo Trofense, Prof. Jorge Gonçalves, concedeu uma entrevista ao site do Clube, onde abordou o trajeto da equipa na 1ª fase e projetou a participação na fase final de promoção à 1ª divisão nacional. 


1) Regressou ao Clube em outubro de 2012, como encontrou a equipa de Juniores?
Encontrei uma equipa com mais de 33 jogadores, com um modelo de jogo diferente e regras diferentes. Quanto ao número de jogadores tive que o reduzir para 23, pois além de não termos espaços, nem número de treinadores suficiente, não acredito no treino de jogadores bem formados sem treinar em especificidade, ou seja, na função/posição onde terá mais características para evoluir como jogador. Quanto ao modelo de jogo passamos a jogar com o bloco mais alto (passar mais tempo no meio campo ofensivo), a assumir mais o jogo (maior posse de bola/ perspicácia tática) e a defender melhor (passar mais jogos sem sofrer golos) sendo mais competentes na transição e organização defensiva. Em relação às regras, foi reposto o nosso regulamento interno, mas alguns jogadores já se tinham comprometido em participar em viagens de finalistas antes de entrarmos no clube porque, pelos vistos, era permitido, e como tal, nesta Fase Final não vamos contar com alguns atletas em alguns jogos. 


2) Como avalia o plantel que tem à sua disposição?
É um plantel que possui jovens com talento, empenho e paixão pelo jogo. No entanto, só possui 4/5 elementos do 2º ano que jogaram com regularidade no 11 titular da nossa equipa o que, a este nível nos condiciona bastante. Mas o aspeto mais difícil que temos enfrentado são as inúmeras e graves lesões. Para dar um exemplo, nunca tivemos menos de 6 jogadores indisponíveis por jogo e chegamos mesmo a ter 9 jogadores indisponíveis para um jogo. Temos utilizado alguns jogadores com idade juvenil nas convocatórias da 1ª Fase e um deles jogou mesmo 90 minutos no nosso jogo final altamente decisivo para a Fase em que nos encontramos agora e até marcou um golo. É evidente que todo este investimento trará frutos no futuro. 


3) Que balanço faz da participação dos juniores na primeira fase do campeonato da 2ª divisão?
Avaliando o nível das equipas com que jogamos havia 2 equipas que se destacavam das demais, que eram o Feirense e a Sanjoanense (que estiveram na 1ª Divisão Nacional no ano anterior), reconhecendo também qualidade ao Padroense, Canidelo e ao Espinho. Nós começamos por perder 0-3 com o Feirense e empatar 1-1 com a Sanjoanense na 1ª volta e empatamos 0-0 com o Feirense e ganhamos 1-0 à Sanjoanense o que comprova a nossa evolução na competição. Penso que nos superamos ao ultrapassarmos a Sanjoanense exibindo um futebol competitivo e de boa qualidade e assim, o balanço da nossa prestação tem que ser sempre muito bom. 


4) Garantiram o apuramento nos últimos 45 minutos da primeira fase. Quais foram as maiores dificuldades que encontraram durante o trajeto?
Foram sobretudo a ausência de tempo adequado para desenvolver o nosso Modelo de Jogo (entrámos à 6ª jornada) e as muitas lesões que surgiram. 


5) Que perspetivas e expetativas tem o grupo para a fase de promoção à 1ª divisão nacional, que começa no próximo sábado frente ao Chaves?
Em 6 anos deste Projeto, nos Juniores A (sub-19), fomos 4 vezes a Fases Finais e sempre que lá chegamos o objetivo foi sempre o mesmo – jogar para ganhar todos os jogos, seja qual for o adversário e no final vemos o que alcançamos. 


6) Certamente que já devem ter reunido informações sobre os adversários da fase de promoção. Que avaliação faz dos adversários?
O Chaves, todos os que o viram jogar dizem que é muito forte e que é candidato ao 1º lugar desta Fase Final porque tem cerca de 8 jogadores de origem africana que dizem que os fortaleceu bastante e até por treinarem mais cedo que as outras equipas (18h), revelando uma aposta forte neste escalão. O Feirense venceu o nosso grupo com justiça revelando-se muito competitivo e consistente em todos os momentos do jogo. O Beira-Mar, não conheço, mas venceu o seu grupo de forma inequívoca. O Vizela liderou o seu grupo algumas vezes ficando apenas a 1 ponto do Chaves e o Merelinense ficou empatado com o Chaves pontualmente e em confronto direto só perdendo na diferença de golos marcados e sofridos. Ou seja, serão jogos de grande dificuldade mas acima de tudo, de enorme oportunidade que a nossa equipa conquistou o direito de os jogar para evoluir de forma significativa. 


7) Que mensagem quer deixar aos seus jogadores e aos sócios adeptos do Clube?
Aos jogadores, que estou orgulhoso pelo futebol praticado, pela forma como se empenharam e se envolveram nesta 1ª Fase, como souberam ser solidários com os seus colegas formando um grupo muito forte e tudo farei para evoluírem o mais possível. Aos adeptos, que esta equipa vai deixar tudo em campo para dignificar ao máximo o emblema do nosso clube! 

 

Fonte: site oficial do CD Trofense

 

Sem comentários:

 
Blog dos Trofenses CD Trofense | A conversa com | Hora do Clube | Ultras Trofa |